Sobre a televisão
 
Ética e política 1: a política concentrada na corrupção
   
Ética e política 2: a política concentrada na corrupção
   
Os pressupostos da assimilação da TV à propaganda
   
Dois novos poderes: Ministério Público e ONGs
   
O Brasil norte-americano
   
O país que vendeu seu nome à TV
   
O afeto autoritário
   
O riso precisa ser idiota?
   
A pornografia leve de nossos canais
   
Os telejornais segundo a ética
 

OO

Todos os textos de Renato Janine Ribeiro sobre a televisao reunidos no livro: O afeto autoritário (Televisão, Ética, Democracia) , Atelie Editorial.

 

Sobre a televisão

Desde 1999 tenho escrito com alguma regularidade sobre a televisão. Saiu pela Ateliê Editorial, de São Paulo, o livro O afeto autoritário (Televisão, Ética, Democracia), que reúne três tipos de texto que escrevi sobre a TV. Os links abaixo dão acesso a passagens relativamente curtas das três partes em que se dividi o livro:

  • Artigos para o suplemento Telejornal, de O Estado de S. Paulo, escritos entre 2000 e 2001. Como se dirigiam a um público mais amplo, procurei adaptar a linguagem a um leitor leigo, mas sem que isso prejudicasse as idéias que queria discutir. São ao todo 34 artigos, dos quais 4 estão disponíveis aqui;
  • Artigos para a revista Bravo, desde a mesma época, mais longos que os primeiros. De nove artigos, você pode acessar dois aqui;
  • Uma análise mais detalhada da (falta de) política pública, no Brasil, para as comunicações. Esta análise se serviu do exemplo da televisão e sugeriu algumas hipóteses que, penso, vale a pena discutir. Aqui aparecem algumas partes do texto, que poderá ser lido na íntegra em O afeto autoritário.
  • Uma conclusão sobre o sentido filosófico da discussão acerca da televisão.